A Importância da Criatividade e Técnicas de Criação Para Seu Negócio

 

COMO EVITAR UM POSSÍVEL FRACASSO NO SEU NEGÓCIO: USE A CRIATIVIDADE E TÉCNICAS DE CRIAÇÃO

Não há como falar de inovação sem memorar e lembrar o papel importante da criatividade.

Apesar de serem sinônimos, são confundidos por muitos.

Não se trata de ter muitas ideias.

Todos nós temos a capacidade de gerar uma enorme quantidade de novas ideias.

Mas o que importa é o que você vai gerar com a junção das ideias inovadoras, e como irá implantar as mesmas de forma criativa.

A criatividade vale-se por um processo, amplo, muito amplo; sendo a possibilidade de conseguir ver sob várias perspectivas de resultado, o significado de um objeto comum.

 

A criatividade, independentemente da sua área de atuação, norteia os bons dos ótimos, podemos ter um bom engenheiro, mas as empresas grandes continuam a selecionar os bons engenheiros criativos.

 

A criatividade é o passo anterior à inovação. Isto é simples de entender.

 

Toda mudança feita no mundo começou a partir de uma ideia. Mas apenas tornou-se inovação no momento de sua aplicação ao mundo real.

 

Notoriamente, a ideia nada mais é que um fruto imaginativo, talvez, até com valor, mas sem algo palpável. Mas, conforme começa a ganhar corpo e sair do mundo teórico, o processo de inovação se inicia, a tal mudança do mundo (risos)

 

O conceito que melhor define a inovação é o de execução de ideias. Ou aplicação das mesmas.

 

Nem toda ideia inovadora vai mudar o mundo, isso é mito.

 

Com atitudes relativamente simples, porém criativas, você pode transformar a sua realidade, porque este é um processo que está ao alcance de todos nós.

 

Saiba no entanto como pode evitar  o fracasso no seu negócio usando e abusando da criatividade e inovação pessoal e de sua equipe lendo este artigo curto, até o fim..

 

Mas só leia se seu objetivo for tornar seu negócio excepcional 😉

 

Vou listar os principais passos para usar a criatividade e alcançar a inovação, serei curto, claro e objetivo!

 

  1. FUJA DOS MITOS (ISSO É IMPOSSÍVEL)

Se você é um empreendedor de sucesso, sabe que seguir as massas de ideias negativas nunca foi uma boa ideia, não é à toa que os empreendedores que fazem sucesso são minorias, não é verdade?

 

Portanto, desde o começo da história preconiza-se vários mitos quanto à criatividade e inovação.

 

Para entender melhor, vou dar um exemplo:

 

Anos atrás (muitos anos) um aprendiz na área da medicina, numa época em que era proibido abrir corpos para curá-los ou apenas descobrir doenças, pois nesta mesma época acreditava-se que todos os pacientes que sentiam dores internas eram propícios a morrer por vontade divina, e os pacientes assim, aceitavam morrer.

 

Logo, o aprendiz resolveu roubar um corpo e estudá-lo internamente e assim, então, descobriu que a morte não era a única solução para os problemas internos.

 

Resumindo a história, o jovem fugiu para outro país e começou a tratar as pessoas, e ficou mundialmente famoso. Enfim, ele foi criativo ou inovador?

 

Respondendo, ele foi os dois, tanto criativo quanto inovador.

 

Todavia, ele foi um em meio milhares de médicos daquela época, entretanto o mesmo bateu de frete com uma verdade que se acreditava, onde, todos que tinham dores internas deviam morrer, e fez uma descoberta um tanto inovadora.

 

Ele deu o primeiro passo à inovação: Não acreditou no MITO (Isso é impossível).

 

Então, o passo número um é fugir dos mitos, e duvidar deles. Assim, as portas para a imaginação e criatividade se abrirão como uma cachoeira.

 

  1. OBSERVAÇÃO – TENHA SEMPRE UM OLHAR DIFERENTE

 

Você olhar uma pedra, desenhá-la e descobrir que ela tinha pérolas agarradas, bem como poder olhar e fingir que não a viu e passar batido, direto sem a notar.

 

Percebe que nas situações há algo em comum? A pedra. Mas o que vai diferenciar a importância da mesma, é, unicamente o poder da observação.

 

Tudo, no processo de criatividade, inicia-se com a observação completa. A verdadeira observação leva-nos a descobertas vivaz e muito importantes.

 

Nada melhor que um exemplo para explicar: eu sou colecionador de latinhas, logo, antes de compra-las eu as observo, em cada detalhe, desde a parte de alumínio às cores que a encobre. Entretanto, a observação me ter uma ideia que revolucionou meu modo de analisar as coisas.

 

Quase tudo que paro para analisar, se transforma em algo a implementar aos meus empreendimentos, pois, entre aspas, além da latinha bem-feita, eu tento descobrir qual foi a intenção do criador.

 

Pensando nisso, fiz o próximo passo para se entender melhor.

 

  1. CONCENTRAÇÃO – SEMPRE DESCUBRA O PORQUÊ

A concentração, bem como a observação, tem seu papel vivaz e firme para salvar o seu negócio de uma possível crise.

 

Ainda pensando nas latinhas bonitas que coleciono, vou explicar para você que a concentração está intimamente ligada à observação.

 

Porém, a concentração te leva a rumores diferentes, te garante insights perfeitos, mais amplos e eficazes.

 

Eu comprei uma latinha da coca cola, apenas por ela ter bem grande em seu título SABOR ORIGINAL, obviamente, o gosto dessa coca é o mesmo das demais, porém, essas duas palavras mudaram todo o sentido da marca, toda visão de dúvida, fez eu escolher a coca cola ao invés das outras dezenas marcas.

 

Mas, para ser uma pessoa verdadeiramente concentrada, é sumamente importante que se velha de um longo e até árduo, mas válido, treinamento.

 

Para isso há muitos treinamentos na internet, mas eu sugiro duas formas de aumentar: OBSERVANDO tudo que puder e praticando MEDITAÇÃO pensando apenas no bater do seu coração.

Veja um Vídeo que Mostra como Fazer uma Meditação para Concentração Avançada:

CONCLUSÃO – ESTÁ PREPARADO PARA COMEÇAR A SER CRIATIVO NO SEU NEGÓCIO?

Em meio ao mundo tão concorrido, turbulento para atingirmos o patamar do sucesso, a criatividade precisa fazer parte do nosso alimento diário, precisando internalizar-se em nós mesmo.

 

Desde um simples email corporativo aos discursos de vendedores na praia, precisamos ousar de ações inovadoras e criativas.

 

Portanto, as minhas dicas para que você seja muito mais criativo no seu negócio é:

  1. FUJA DOS MITOS;
  2. OBSERVE (MUITOOOOOOOOOOOO);
  3. CONCENTRE-SE;
  4. ACREDITE;
  5. DIALOGUE SEMPRE.

 

Finalizando, acredite no seu próprio potencial, pois acreditar em si mesmo, num mundo tão variável é uma enorme fonte de criatividade e inovação.

Gostou? Compartilhe este texto com seus amigos 😉